Você sabe o que é um painel solar fotovoltaico?

painel solar fotovoltaico

Um painel solar fotovoltaico – ou módulo fotovoltaico – é um equipamento capaz de gerar energia gratuitamente a partir da luz do sol, sem produzir resíduos, sem mecanismos móveis e sem a necessidade de manutenção constante e dispendiosa.

O painel solar fotovoltaico é a peça elementar do sistema de geração de energia. Cada painel pode abrigar 36, 60 ou 72 células fotovoltaicas, responsáveis por transformar a energia que emana dos fótons da luz do sol em energia elétrica. Isso é possível com auxílio dos elétrons que estão na composição dessas células e que produzem o chamado efeito fotovoltaico.

Os tipos de painel solar e suas configurações podem variar bastante em tamanho, peso, número de células fotovoltaicas e potência máxima de produção. Por isso, cada aspecto do projeto precisa ser bem detalhado a fim de que o investimento, instalação e funcionamento atendam todas as demandas da edificação.

A eficiência do painel solar fotovoltaico

Quando o tema é eficiência do painel solar fotovoltaico, precisamos compreender que se trata da porcentagem de luz solar que o módulo é capaz de transformar em energia elétrica.

Suponhamos que a cada hora 1000 Watts oriundos da luz solar incidam diretamente sobre uma placa fotovoltaica com eficiência de 15%. Logo, a capacidade de produção do sistema será de 150 Watts por hora a cada metro quadrado da instalação. 

Ou seja, quanto maior é a eficiência do módulo fotovoltaico, mais Watts por metro quadrado o sistema de geração de energia será capaz de produzir. Assim, consequentemente, um painel de alta eficiência pode gerar mais energia elétrica ocupando menos espaço.

Painel Solar de Silício Monocristalino x Painel Solar de Silício Policristalino

Existem diferentes tipos de módulos fotovoltaicos disponíveis no mercado. Entretanto, atualmente dois modelos são bastante populares:

1 – Painel Solar de Silício Monocristalino

Os painéis solares monocristalinos (mono-Si) possuem a tecnologia mais antiga, entretanto a mais eficiente. Contam com silício de alta pureza na composição de suas células fotovoltaicas, desenvolvidas a partir de um complexo processo de fabricação com lâminas individuais de silício.

2 – Painel Solar de Silício Policristalino

Painéis solares policristalinos têm eficiência de produção um pouco menor quando comparados aos monocristalinos. As células fotovoltaicas desses módulos são fabricadas a partir da fundição de cristais de silício em uma única peça que depois é dividida em blocos menores. Dessa forma, evita-se o desperdício de cristais.

Com diferentes opções de painéis solares, é fundamental elaborar um projeto adequado para as necessidades específicas de cada domicílio, empresa ou indústria.

Não espere mais para economizar em sua conta de luz. Entre em contato com a nossa equipe e faça já seu orçamento. Estamos sempre à sua disposição.

Soltaic

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Casa Ecológica e Economia de Imposto

Casa ecológica e economia de imposto

Neste artigo iremos demonstrar como uma casa ecológica pode, além de ajudar a natureza com sustentabilidade, reduzir os gastos dos proprietários com impostos. Confira! Criativas,