Os Tipos de Energia Solar

os tipos de energia solar

Quais são os Tipos de Energia Solar

Neste texto iremos te apresentar duas formas diferentes de aproveitar a energia emanada pelo sol.

Há dois tipos de aproveitamento da energia solar que são amplamente conhecidos: a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica.

A energia solar fotovoltaica é aquela que transforma os fótons dos raios solares diretamente em energia elétrica com o auxílio das células fotovoltaicas, principais componentes dos painéis solares, que por sua vez compõem a instalação dos sistemas solares fotovoltaicos.

Por outro lado, a energia solar térmica – popularmente conhecida como aquecedor solar – consiste na utilização do calor do sol para aquecer líquidos.

Energia Solar Fotovoltaica

Os avanços tecnológicos e científicos cada vez mais velozes e acentuados, têm aumentado a capacidade de geração de energia elétrica ao redor do planeta.

As melhorias e upgrades feitos nos variados componentes dos módulos e sistemas fotovoltaicos firmaram a energia solar fotovoltaica como uma alternativa ecológica, viável, barata e que demanda pouca manutenção.

Atualmente, residências, comércios, empresas e indústrias podem instalar sistemas fotovoltaicos modernos para gerar a própria eletricidade das edificações e, dessa forma, reduzir os custos com contas de luz.

Caso você queira produzir energia renovável e ainda economizar dinheiro, você veio ao site certo. Nossa equipe de especialistas está à sua disposição para tirar dúvidas e realizar os cálculos personalizados para seu projeto. Solicite ainda hoje seu orçamento, é só clicar aqui.

Energia Solar Térmica

A outra forma de aproveitar a energia vinda do sol é utilizar seu calor para aquecer, principalmente, líquidos.

Sistemas solares térmicos são compostos por coletores ou tubos à vácuo, instalados geralmente em telhados, responsáveis por captar o calor do sol e direcioná-lo para a água do banho de residências ou para os diferentes líquidos presentes em diversos processos industriais.

Em dias nublados ou chuvosos é provável que o sistema solar térmico não tenha a capacidade de aquecer os líquidos até as temperaturas normalmente exigidas. Por isso, a maioria dos projetos conta também com resistências elétricas e aquecedores a gás que garantem o aquecimento ideal.

Em todo caso, os sistemas solares térmicos são muito eficientes e podem reduzir os gastos com aquecimento de água em uma residência em até 80%.

Energia Fotovoltaica ou Térmica? Qual devo escolher?

Muitas questões precisam ser levadas em consideração antes de decidir qual é o melhor sistema de aproveitamento da energia solar para seu projeto.

Em primeiro lugar, tenha em mente que a energia solar térmica serve para aquecer apenas fluídos, enquanto a energia solar fotovoltaica possibilita a conversão da energia do sol em eletricidade, ampliando as possibilidade de seu uso.

É fundamental calcular os custos de compra e instalação dos respectivos sistemas pensando no investimento e retorno a longo prazo.

Entre em contato com a gente. Podemos te ajudar a economizar na sua conta de luz.

Soltaic

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Casa Ecológica e Economia de Imposto

Casa ecológica e economia de imposto

Neste artigo iremos demonstrar como uma casa ecológica pode, além de ajudar a natureza com sustentabilidade, reduzir os gastos dos proprietários com impostos. Confira! Criativas,