Os benefícios da energia solar para o agronegócio

Os benefício da energia solar para o agronegócio

O uso da energia solar para o agronegócio garante vantagens ao produtor rural em diversas áreas da agricultura e pecuária

A redução de custos com energia é significativa e os painéis solares fotovoltaicos cada vez mais caem nas graças de empresários e produtores.

Como funciona a energia solar?

Em termos simples, o sistema solar capta a energia disponível presente nos raios solares e a transporta para o inversor solar. Esse dispositivo, por sua vez, é responsável por converter a energia solar de corrente contínua em energia elétrica de corrente alternada compatível com a rede elétrica e equipamentos que geralmente são utilizados na agropecuária.

Energias renováveis são o futuro

É fundamental que haja bons níveis de incidência solar direta no terreno escolhido para a instalação dos sistemas solares, afinal, quanto mais luz for captada pelos painéis fotovoltaicos, mais energia elétrica será gerada.

No Brasil a energia solar está em franca expansão. Segundo dados divulgados em 2019 pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), esse tipo de energia já corresponde a 1,3% da matriz energética nacional.

Estimativas apontam que em 2024 existirão 887 mil sistemas de energia solar conectados às redes elétricas país afora. Investir em energias renováveis é o futuro, não há como negar.

4 vantagens da energia solar para o agronegócio

As vantagens do uso de painéis solares fotovoltaicos vão muito além da redução de custos com a conta de luz. Abaixo listamos alguns desses benefícios Confira:

1 – Facilidade de instalação e manutenção

Montar um sistema de painéis solares é rápido. Por isso, qualquer que seja a produção agropecuária da propriedade, ela não precisará ser interrompida durante os trabalhos de instalação.

Os custos com instalação e manutenção valem a pena, pois o retorno é certo.

2 – Autonomia do produtor

Ao optar pela energia solar para o agronegócio, os produtores deixam de depender das fontes não renováveis de energia. 

Além disso, com diferentes tipos de instalações de painéis solares, é possível armazenar energia em geradores e bancos de bateria ou produzir créditos energéticos perante as concessionárias.

Dessa forma é possível garantir o fornecimento de energia mesmo durante a noite ou em dias nublados e chuvosos.

3 – Redução de custos com irrigação

Projetos de irrigação para a agropecuária geralmente têm custo elevado, principalmente pelo uso de energia para bombeamento de água.

Todavia, com o uso de sistemas fotovoltaicos, produtores rurais podem destinar parte da própria geração de energia para tornar a irrigação muito mais barata.

Essa prática, aliada ao uso de poços artesianos, é garantia de sustentabilidade e economia.

4 – Agricultura de precisão

A redução de custos com eletricidade pode estimular os produtores a investirem em tecnologia de automação e monitoramento de dados, impulsionando a produtividade e o direcionamento inteligente de recursos.

Existem diferentes linhas de crédito disponíveis para incentivar produtores rurais a aproveitarem esse incrível potencial energético.

Entre em contato com nossos consultores e descubra como garantir sua independência energética é mais fácil do que você pensava.

Soltaic

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Casa Ecológica e Economia de Imposto

Casa ecológica e economia de imposto

Neste artigo iremos demonstrar como uma casa ecológica pode, além de ajudar a natureza com sustentabilidade, reduzir os gastos dos proprietários com impostos. Confira! Criativas,