Energia Solar para Condomínios

Energia Solar para Condomínios

Nesse artigo você irá encontrar informações importantes sobre a instalação de sistemas fotovoltaicos a fim de gerar energia solar para condomínios residenciais. Confie em mim, vale a leitura.

Muitas pessoas hoje moram em condomínios residenciais e as vantagens de gerar a própria energia também interessa a elas.

Contudo, no caso específico da energia solar para condomínios, para aprovar a instalação de um sistema fotovoltaico a ideia precisa ser votada em assembleia, com a presença da maioria simples dos condôminos. 

Essa melhoria estrutural pode ser colocada em pauta pelo potencial de economia a ser gerada, além, é claro, da contribuição ao meio ambiente. Tais fatores combinados excluem a necessidade de quórum mais rígido, conforme exposto no artigo 1.341 do Código Civil brasileiro.

Nesse modelo de compensação energética, os consumidores podem adquirir e instalar painéis solares em espaços apropriados da edificação e, assim, alimentar total ou parcialmente as áreas comuns do condomínio.

Caso haja excedente de energia, ela pode ser “emprestada” para a concessionária que, em contrapartida, irá gerar créditos energéticos que podem ser compensados em até 60 meses.

As fontes de energia limpas e renováveis representam vantagens socioambientais e incentivos à geração distribuída. Portanto, a independência energética é uma possibilidade real e legítima para pessoas que moram em condomínios.

O investimento necessário para aquisição de um sistema solar fotovoltaico depende da necessidade energética de cada condomínio, que incluem a média de consumo e as características do local de instalação. Para se informar melhor sobre essas questões específicas, você pode entrar em contato com a gente, clicando aqui.

É interessante ressaltar que instituições financeiras oferecem condições favoráveis de financiamento com prazos mais longos de amortização.

Principais dúvidas sobre a energia solar para condomínios

Abaixo iremos responder as principais dúvidas que surgem quando o assunto é aquisição e instalação de sistema solares fotovoltaicos em condomínios verticais e horizontais.

Como a energia solar é distribuída pelo condomínio?

São duas as formas de distribuição da energia solar em um condomínio: geração destinada às áreas comuns e geração para múltiplas unidades consumidoras.

No primeiro caso, os gastos com as contas de luz das áreas comuns, como piscina, portaria, salão de festas, etc. são reduzidos pela produção efetiva do sistema solar.

É possível gerar e distribuir a energia produzida para as unidades consumidoras?

Já para as múltiplas unidades consumidoras a história muda. As leis de geração distribuída ainda não estão compiladas em apenas um documento, o que dificulta o estudo e interpretação das leis, decretos e portarias que regulamentam o setor elétrico brasileiro.

É fundamental, nesse segundo cenário, procurar orientação jurídica para compreender melhor os trâmites necessários para a homologação devida.

Como é feita a instalação dos sistema solar fotovoltaico em condomínios?

É fundamental realizar um estudo e planejamento adequados para alcançar resultados satisfatórios. Afinal, o espaço disponibilizado para a instalação interfere diretamente na quantidade de energia que pode ser gerada, assim como o tempo de incidência dos raios solares e as possíveis áreas com sombreamento.

Mas não se preocupe, mesmo em áreas pequenas é possível ter um equipamento capaz de  reduzir a fatura de energia nos meses seguintes à instalação.

É indispensável estar atento às normas técnicas de instalação delimitadas em resoluções da ANEEL e que precisam ser seguidas para não haver complicações e contratempos. 

Esse órgão determina a contratação de engenheiros elétricos para executar o dimensionamento correto do sistema e também para a solicitação de licenças específicas perante as concessionárias de energia elétrica.

A Soltaic tem uma equipe à disposição para explicar qualquer dúvida sobre o assunto. Conte com a nossa força.

Soltaic

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Casa Ecológica e Economia de Imposto

Casa ecológica e economia de imposto

Neste artigo iremos demonstrar como uma casa ecológica pode, além de ajudar a natureza com sustentabilidade, reduzir os gastos dos proprietários com impostos. Confira! Criativas,