Casa ecológica e economia de imposto

Casa Ecológica e Economia de Imposto

Neste artigo iremos demonstrar como uma casa ecológica pode, além de ajudar a natureza com sustentabilidade, reduzir os gastos dos proprietários com impostos. Confira!

Criativas, confortáveis, sustentáveis e econômicas. As casas ecológicas estão se tornando uma alternativa para os apreciadores de inovações, isso porque, além de favorecerem o meio ambiente, elas são uma opção generosa, pois podem reduzir os impostos de quem as constrói ou realiza adaptações sustentáveis.

O retorno financeiro também deve ser considerado quando pensamos nesse modelo de instalação. Casas ecológicas contribuem para a redução do consumo de energia elétrica e aumentam a economia de água, reduzindo os gastos ao final do mês.

As diversas mudanças globais que afetam diretamente nossos recursos naturais, fazem com que iniciativas sustentáveis sejam implantadas visando à conscientização da população nos cuidados com o meio ambiente. 

IPTU Verde: vantagem financeira de uma casa ecológica

O chamado IPTU Verde ou Ecológico, promove, desde a década de 90, a redução no valor do IPTU para imóveis reflorestados. Já a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de 2019, conhecida como PEC do IPTU Verde, propõe descontos nos impostos de instalações que implementam práticas sustentáveis em sua construção ou entorno, preservando o meio ambiente, tais como:

– Aproveitamento da água da chuva;

– Utilização de energias alternativas (eólica e solar);

– Calçadas arborizadas;

– Coleta seletiva;

– Tratamento de resíduos;

– Uso de materiais sustentáveis;

– Controle de emissão de gases poluentes;

As retenções são conferidas baseando-se em parâmetros pré-estabelecidos, pautados em documentos e certificados sustentáveis que comprovem que a área de construção é permeável, possui arborização significativa, usa a água das chuvas, possui sistema de aquecimento solar, se utiliza de energia sustentável e promove a separação de resíduos.

Iniciativas como a Casa Ecológica oportunizam a elucidação de grande parte da população, desenvolvendo e aperfeiçoando outras novas ações ecológicas que visam agir em prol do planeta, garantindo uma vida benéfica e econômica a todos os adeptos. 

Confira abaixo alguns dos benefícios que essas habitações podem proporcionar:

Bem-estar e energia renovável: ao pensarmos em uma casa ecológica, logo imaginamos como deve funcionar o interior dessas instalações. O sonho da brisa matinal, com cheirinho de flores do campo pode ser real, já que a temperatura ambiente opera o espaço, renovando o clima interno a todo o momento. Além disso, a utilização de energia fotovoltaica, garante inesgotável fonte de luz e calor, conferindo luminosidade e conforto para sua residência e seu bolso, sem que haja a necessidade de reparos contínuos.

Tecnologia sustentável: desde os materiais utilizados na construção dessas moradias, até as técnicas de redução e aproveitamento de água devem ser considerados. A construção de casas ecológicas deve priorizar o uso de matéria-prima natural e ter em conta fatores como umidade e absorção de luz na composição de um ambiente ideal. A captação de água das chuvas e sistema de saneamento ecológico é muito importante, sendo unanimidade nesse exemplo de construção.

O sonho da casa própria pode ser real, tanto para você quanto para o meio ambiente. Construções ecológicas garantem benefícios que podem ser observados no curto, médio e longo prazo.

Esperamos ter te inspirado com essa inovação. O futuro é agora, olhe à sua volta e irá perceber!

Soltaic

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Casa Ecológica e Economia de Imposto

Casa ecológica e economia de imposto

Neste artigo iremos demonstrar como uma casa ecológica pode, além de ajudar a natureza com sustentabilidade, reduzir os gastos dos proprietários com impostos. Confira! Criativas,