Carros Solares: Uma história fantástica

carros solares

Usar a luz solar para abastecer veículos motorizados.

As primeiras pessoas que conceberam essa ideia eram ousadas sonhadoras. Um sonho que até hoje mobiliza centenas de inventoras, inventores, engenheiros e empresas ao redor do planeta.

Há muitos anos a busca pela realização desse projeto audacioso teve início. De lá pra cá os avanços tecnológicos que vieram na esteira dos anos nos permitiram alcançá-lo e, agora, prometem nos levar ainda mais longe.

Confira neste artigo a história dos primeiros protótipos e também os lançamentos que irão alterar os parâmetros do mercado futuro.

A história do carro solar

O início dessa empreitada tinha nome: Sunmobile.

Mais parecido com um brinquedo, era um modesto projeto que media apenas 38 centímetros, porém suficiente para demonstrar o potencial que havia a partir do uso da energia solar.

Criado por William G. Cobb, funcionário da General Motors, o modelo foi apresentado em uma feira criada pela própria GM, a Powerama. O ano era 1955.

Doze células solares feitas de selênio garantiam pouca eficiência, mas eram suficientes para alimentar o Sunmobile.

Depois desse primeiro experimento, bastaram cinco anos para que surgisse o primeiro carro dirigível movido por energia solar.

Ele foi apresentado ao público no ano de 1960. Era uma adaptação de um projeto de carro elétrico de 1912, criação de uma outra montadora dos Estados Unidos, a Baker.

É isso mesmo que você leu. O carro elétrico já existe há mais de um século!

O modelo adaptado para energia solar continha somente uma placa fotovoltaica de aproximadamente 2,5 m², mas o tipo de material que a compunha permanece desconhecido por falta de registros.

Aqui vai outra informação interessante: na primeira década do século XX, um terço dos carros existentes nos E.U.A eram movidos por eletricidade. Um começo muito promissor para uma incipiente indústria automobilística mais sustentável.

Entretanto, com o advento da ignição elétrica foram justamente os carros movidos por combustão, mais potentes e com autonomia maior, que dominaram o mercado.

A partir daí, muitos experimentos com carros solares comerciais foram interrompidos e a história de inovação dos carros solares passou a ser levada adiante principalmente por entusiastas e aventureiros.

A próxima parada nessa linha do tempo nos leva diretamente para a Austrália, no ano de 1983.

Larry Perkins e Hans Tholstrup foram os primeiros a atravessar todo um continente “navegando” em um carro solar. O nome do veículo era “The Quiet Achiever”, algo como “O Realizador Silencioso” em uma tradução livre.

Foram mais de 4.000 quilômetros entre Perth e Sidney, percorridos durante 20 dias.

Foi esse marco na história dos carros solares que levou o próprio Tholstrup a criar em 1987 uma das corridas solares mais famosas do mundo, a World Solar Challenge que é realizada a cada dois anos na Austrália, até os dias de hoje.

O ambiente competitivo dessa e de outras corridas foram e têm sido fundamental para a evolução das tecnologias dos veículos movidos a energia solar.

Entre as principais corridas solares que marcaram história, podemo citar:

  1. Tour de Sol (Suíça – 1985/1993);
  2. World Solar Challenge (Austrália – 1987/dias atuais);
  3. American Solar Challenge (E.U.A – 1990/dias atuais);
  4. South African Solar Challenge (África do Sul – 2008/dias atuais);
  5. Carrera Solar Atacama (Chile – 2011/dias atuais).

A retomada dos carros solares comerciais

Como dissemos anteriormente, todas essas corridas supracitadas contribuíram de maneira considerável para quebra de recordes e aprimoramento de tecnologias, porém sempre aplicadas em projetos experimentais que não levavam o design e a aplicabilidade mercadológica como prioridade.

Todavia, esse cenário está mudando. Algumas empresas têm anunciado lançamentos de carros solares que chegarão ao mercado europeu até o ano que vem.

Abaixo explicaremos os detalhes de três desses projetos inovadores para carros sustentáveis.

Lightyear One

Projetado pela empresa Lightyear, sediada na Holanda, o modelo possui um design arrojado e moderno. Sua autonomia é um atributo a ser destacado, afinal pode rodar 725 quilômetros sem precisar de recarga.

Segundo a companhia, as células fotovoltaicas que equipam o carro são 20% mais eficientes do que as melhores placas solares usadas em projetos residenciais.

Tudo isso agrega valor e também aumenta o preço do produto: 140.000 dólares, sem contar os impostos. Além disso, o carro será produzido em uma edição limitada a 100 unidades apenas.

Para o final de 2021 a Lightyear espera poder disponibilizar um modelo mais acessível.

Toyota Solar-Powered Drive

Este é um projeto ambicioso feito por uma parceria entre a montadora japonesa e a Sharp.

O objetivo é criar um carro solar com autonomia total e carregamento exclusivo pela luz do sol. Portanto, as empresas têm investido seus recursos para pesquisar e desenvolver as mais modernas e eficientes células solares, além de baterias com capacidade de armazenamento expandida.

Com o auxílio da Sharp e 1.100 de suas células fotovoltaicas com 34% de eficiência espalhadas por toda parte de cima do veículo, a produtividade do sistema pode chegar a 860 Watts de potência, que garantem ao protótipo uma autonomia de 56 quilômetros.

É apenas o começo de um projeto que busca criar um veículo capaz de rodar durante o dia e armazenar energia suficiente para andar durante a noite sem maiores problemas.

Sion – Sono Motors

Desenvolvido por uma startup alemã, o modelo Sion conta com 330 células fotovoltaicas distribuídas em sua lataria, capazes de gerar 1.204 Watts em seu pico de energia. 

A velocidade máxima que ele atinge é 140 km/h com uma autonomia de 250 quilômetros sem a necessidade de recarga. A energia elétrica produzida exclusivamente por suas células solares, permite ao Sion deslocar-se por 30 km.

O preço estimado é de 25.000 euros, porém com a economia feita em combustível, esse pode ser um bom investimento.

O futuro do mercado automobilístico também pode ganhar com a pesquisa e desenvolvimento na área de energias renováveis. Talvez os dias de hegemonia dos combustíveis fósseis estejam contados. O que você acha?

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Até a próxima.

Foto: Sion – Sono Motors

paulodenardi

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