9 Dúvidas mais Frequentes sobre Energia Solar

dúvidas energia solar

A energia solar, convertida em energia elétrica pelo sistema fotovoltaico, proporciona muitas vantagens para casas, empresas, indústrias e propriedades rurais. Entretanto, é comum que algumas dúvidas apareçam quando tratamos sobre esse assunto.

Por isso, elaboramos um conteúdo especial para desmistificar as 9 dúvidas mais recorrentes sobre energia solar. Veja a seguir!

1 – Como funciona a manutenção do sistema fotovoltaico? É necessário sempre acionar um técnico?

A manutenção básica do sistema fotovoltaico é bem simples e pode ser feita pelos próprios moradores. Água e um pano limpo são os materiais suficientes para realizar a limpeza dos painéis solares pelo menos uma vez ao ano ou quando as placas estiverem muito sujas durante os períodos de estiagem.

2 – A produção de energia do sistema pode ser monitorada?

Com certeza! Basta instalar um microinversor que possibilite a conexão com a internet. Assim, você será capaz de acompanhar em tempo real a produção do sistema fotovoltaico através de smartphones e tablets.

3 – O sistema produz energia durante a noite?

Não. É necessário luz do sol para que haja produção de energia elétrica pelas células fotovoltaicas. Assim sendo, toda produção é feita durante o dia, mesmo quando está nublado.

Porém, fique tranquilo, não faltará energia durante a noite. A edificação usa a rede elétrica da distribuidora durante o período noturno e depois esse consumo pode ser compensado com os créditos energéticos, conforme consta na Resolução Normativa 687/2015 da ANEEL.

4 – Qual é a vida útil de um sistema fotovoltaico?

Esse questionamento é bastante comum. A durabilidade de um sistema fotovoltaico está diretamente relacionada à qualidade do equipamento e sua manutenção correta. Geralmente, sistemas fotovoltaicos costumam durar 25 anos, ou até o dobro disso, a depender dos fatores acima citados.

Depois desse tempo todo os sistema continuam funcionando, porém sua eficiência diminui de forma gradativa com o passar dos anos. 

Via de regra, um sistema fotovoltaico costuma perder 20% de suas capacidade de produção após 25 anos de uso.

5 – Caso falte energia na rua, o sistema fotovoltaico continua funcionando?

Isso irá depender se em sua instalação há um sistema no-break com baterias para armazenar energia. Caso essa tecnologia não esteja disponível e o sistema esteja conectado à rede, a edificação ficará sem energia.

6 – Ao instalar um sistema fotovoltaico irei zerar minha conta de luz?

É possível zerar o consumo de energia elétrica fornecida pela distribuidora, porém como a edificação continua conectada à rede elétrica, a concessionária irá cobrar uma taxa mínima junto com o valor correspondente à iluminação pública.

Em resumo, é possível reduzir a conta de luz em até 95%.

7 – Moradores de condomínios prediais podem instalar sistema fotovoltaicos?

Sim. Essa possibilidade existe desde que o morador seja proprietário da cobertura ou que o prédio possua uma área no topo do edifício suficiente para a instalação de painéis solares para uso comum.

Confira sempre o regulamento interno do condomínio antes de tomar qualquer decisão.

8 – Posso vender o excedente da produção do meu sistema fotovoltaico para a distribuidora de energia?

Não. Todo o excedente é transformado em créditos energéticos que podem ser utilizados em um prazo de 60 meses, conforme está definido na Resolução Normativa 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

9 – Qual é o valor para aquisição e instalação do sistema fotovoltaico?

Esse valor depende de uma série de fatores: o tamanho do local disponível para a instalação, o consumo diário de energia da edificação, as condições gerais de instalação e a quantidade de incidência de luz solar no local.

Portanto, é indispensável realizar um planejamento preciso e detalhado para saber qual será o orçamento necessário para cada instalação em particular. Em todo caso, geralmente o investimento é compensado em um período de 2 a 5 anos.

Consulte nossa equipe de especialistas e solicite seu orçamento ainda hoje!

Soltaic

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Casa Ecológica e Economia de Imposto

Casa ecológica e economia de imposto

Neste artigo iremos demonstrar como uma casa ecológica pode, além de ajudar a natureza com sustentabilidade, reduzir os gastos dos proprietários com impostos. Confira! Criativas,